Carregando

Deseja mais informações?

Encaminhar

Pr Cherloques Souza

“As biografias são apenas as roupas e os botões da pessoa. A vida da própria pessoa não pode ser escrita.” Mark Twain

Resumir a vida de alguém em poucas palavras, não é só desafiador é impossível. Podemos, no entanto falar de aspectos importantes e relevantes da vida de uma pessoa. Assim sendo, queremos apresentar uma “pequena biografia”, sobre um homem de Deus chamado Cherloques Souza.  Nascido em, 03 de julho 1942, na cidade Pilar no estado de São Paulo, filho de João Souza e Maria do Lago Souza. Foi criado pelos tios Pr. José Sebastião de Souza e Pra. Laide do Lago Souza que também foram seus pais na fé. 
Seu chamado ao ministério tem se confirmado a cada dia, desde sua ordenação ao pastorado no ano de 1967, tendo como primeira igreja a qual foi responsável, a Igreja Assembleia de Deus de Madureira na Rua Um, Santa Clara e  também nas igrejas de Água Rasa, Jardim colorado e Jardim Catarina ( que começou em sua casa) todos em São Paulo. 
Em 1963 iniciou como vice-diretor do Betel, tendo como diretor o Pr João Kolenda Lemos. O chamado ao ensino também tem sido uma marca da vida do pastor Cherloques de Souza “ E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder, no céu e na terra. Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo;  Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco, todos os dias, até à consumação dos séculos.”  Mateus 28. 18 – 20. Atendendo ao IDE o Pr. Cherloques de Souza preparou-se  para ser um obreiro aprovado, apto para o ensino; 2 Timóteo 2. 1 – 26, sua formação demonstra o quanto leva a sério esta incumbência: 
1º - Bacharel em Teologia – Seminário Teológico Pentecostal Brasil – SP –  1967-1969
2º - Licenciatura em Filosofia (Plena) – Universidade de Mogi das Cruzes – SP –  1970
3º - Pedagogia (Administração Escolar) – Faculdade Dom Bosco de Filosofia Ciências e Letras – MG – 1971
4º - Pedagogia  – Faculdade Dom Bosco de Filosofia Ciências e Letras – MG –  1972
5º - Sociologia – Faculdade Dom Bosco de Filosofia Ciências e Letras – MG – 1973
6º - Especialização em Imposto de Renda - Comind e Secretaria da Fazenda – SP – 1969
7º - Mestrado em Ciências da Religião – Centro de Pós-Graduação – Universidade  Metodista de São Paulo – 1983.
Mesmo com toda esta formação acadêmica, consegue falar de forma simples e profunda, clara e concisa, com responsabilidade e unção.
Seu testemunho pessoal e social levou-o a ser reconhecido pela comunidade, e assim receber vários títulos que mostram seu compromisso com o amor ao próximo:
 Comenda Eusébio Garibaldi
 Comenda História e Cultura
 Gran Educador pela municipalidade de São Paulo
 Cidadão Paulistano – Pela Câmara Municipal de São Paulo1999.
 Homenagem de Professor Voluntário Modelo – Câmara Municipal de São Paulo 2003.

O pastor Cherloques tem em seus 52 anos  de ministério acumulado vários cargos, que também atestam seu compromisso e responsabilidade no testemunho do evangelho, são eles: 
 Instituto Betel de Ensino Superior – Presidente
 Assembléia de Deus Betel / Vitória , SP– Pastor Presidente
 Assembléia de Deus Betel, Pilão Arcado, BA 
 Câmara Municipal de São Paulo – Assessor Especial Parlamentar
 OMEB – Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil – 1º Vice-Presidente  
 CONAMAD - Membro do departamento de Educação e Cultura
 Ministério Madureira -  Superintendente E.B.D. sede no Brás, SP de 1974 a 1995
 Convenção Fraternal das Assembléias Deus -  Coordenador teológico  nas cidades: Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, Piraporinha, Ribeirão  Pires
 Palestrante Nacional em 20 Estados do Brasil, sobre Restauração de Família;
 Encontro de Casais; Mover do Espírito; Buscando as Promessas; E.B.D; Obreiros
 Palestrante Internacional :
América do Norte: México;  8(oito) Estados dos USA
Europa: França, Inglaterra, Espanha, Portugal.
Escandinavia: Suécia, Noruega, Dinamarca.
Ásia: Japão
América Latina: Argentina, Paraguai, Bolívia, México, Panamá, Venezuela.
África: África do Sul, Angola, Moçambique.

Missões 

• Professor no IBAD Instituto Bíblico Assembleia de Deus em Pindamonhangaba 1969-1976 
• Manos – Sede Argentina-La Rioja: Vice-Presidente Internacional.
Devo muito ao Pr João Kolenda Lemos a minha participação no IBAD-Instituto Bíblico das Assembleia de Deus e me introduziu no Instituto Betel como diretor.
Devo ao meu patriarca da Assembleia de Deus de São Paulo Pr Lupercio, meu amigo que me apoiou na consagração ao pastorado e orientou minha vida eclesiástica.

A Família 

Podemos falar muitas coisas sobre a família, entre as quais, sabemos ser ela um Dom de Deus; é uma instituição divina, procede de Deus; é o equilíbrio da sociedade – famílias fortes, uma nação forte, uma igreja forte; é a Célula MATER da sociedade; é a menina dos olhos de Deus, ela é antes que o estado, a escola, a igreja ou qualquer outra instituição.
Depois de Jesus que é o tema central da bíblia, o assunto principal das Escrituras Sagradas é a Família. A Bíblia começa falando em família e termina falando em família. 
A família nos molda, nos ensina, faz com que possamos visualizar o melhor e o pior de nós. Por isso todo homem de Deus que se preza visualiza o melhor para sua família. O Pr. Cherloques tem cinco filhas; Pra. Profª Lilian Márcia de Oliveira Souza; Pra. Elaine Cristina de Oliveira Souza Lima e seu esposo Pr. Gilson Duarte Lima; Pra.  Mary Ângela Oliveira Souza Ferrer e seu esposo Pr. Salvador Ferrer; Ana Paula Souza Calfa Antonio e seu esposo Rogério Calfa Antonio; Pra. Alyne de Oliveira Souza Souto e Pr. Valter Souto  e um filho Pr. Dr. Demis Wilson de Oliveira Souza e sua esposa  Presbª Juliana Tantulli Souza, todos atuando no ministério, bem como seus dez netos.  Sua esposa Pra Zezilda de Oliveira Souza é um capítulo à parte, nas palavras do Pr. Cherloques “Ela é o esteio de meu ministério, sem ela não seria o homem que sou.” Tudo isto faz com que ele possa desenvolver e desempenhar o santo ministério do ensino Teológico e os trabalhos no campo missionário. O apoio de minha esposa, filhos, genros e netos, lhe dá respaldo, complementando hoje, o ministério restaurador de famílias em centenas de igrejas, além da igreja que preside e que deu origem à outros ministérios, em São Paulo e na Bahia.
Ele é um homem cheio de gratidão, pois  agradece à Deus pelos muitos amigos e o reconhecimento do IBES – Instituto Betel de Ensino Superior, que nos 53 anos de atuação no ensino teológico. Formou obreiros em São Paulo, no Brasil e no Mundo, há hoje milhares de líderes, que foram formados/as pelo IBES, que são hoje parceiros na preparação  e formação de novas lideranças nas igreja que cumprem o “ide de Jesus”. 
Expressa sua gratidão também às convenções: GGADB – Pr. José Weligton Bezerra da Costa; CONAMAD - Pr. Manoel Ferreira; Igreja Batista Presbiteriana, Metodista e todas demais Igrejas, comunidades pentecostais e neopentecostais que honram o IBES, enviando alunos ou tendo extensões teológicas em sua sede. Agradece também aos seus tios Dr. Manoel José de Souza e esposa Gilda de Souza, e seus sogros Diac. João Simeão de Oliveira e Maria José da Silva.
O Pr. Cherloques afirma: “Tenho alegria de dizer o que disse o amado Apóstolo Paulo, o meu viver é Cristo e o meu morrer é ganho, pois nos meus 68 anos tenho orgulho de falar que desde os 7 anos, vejo o quanto  Jesus é bom. Deus seja louvado em Jesus Cristo e o Espírito Santos continue tendo lugar em mim para o seu santo ministério. Glória a Jesus!”
Ele gosta de lembrar que sua existência bem como a do IBES são obra da providência. É bom lembrar que a providência divina está do lado dos que tem coragem. Deus age na vida daqueles que ousam, que colocam o pé nas águas, que tocam com a vara nos mares. Deus esta do lado daqueles que enfrentam gigantes e desafiam as forças do mal.
Pr. Cherloques é um destes!

  todos os vídeos...



Powered by HMatrix.com.br